15
11
a

OPERA

Nick Crowe e Ian Rawlinson

The Opera investiga a mediação de relações de poder através do idioma e da tradução, no contexto das questões sobre estética da linguagem e imagem como expressão do poder ideológico.

O arco narrativo da exposição The Opera é construído a partir de frases retiradas de um curso de linguagem militar desenvolvido em formato para IPod para soldados americanos como preparação para o destacamento em territórios estrangeiros. O elemento audio de cada frase foi analisado como base para compor a partitura musical. Utilizando software autotune os avatars foram formatados para cantar as suas deixas.

Enquanto a narrativa literal é restrita pelas simples frases de base, a narrativa emocional prolífera através de um desenvolvimento musical baseado em estruturas melódicas dentro dos idiomas exitentes. Partes do trabalho utilizam imagens de soldados e civis provenientes de meios de comunicação que foram aplicadas aos rostos dos avatars, situando os protagonistas no contexto de eventos nas actuais zonas de conflito apresentadas pelos média. Enquanto a fonte do material funciona como um livro de frases militar, também opera dentro de um reino de fantasia, detalhando situações que podem ocorrer, como por exemplo, uma China ocupada.

Nick Crowe e Ian Rawlinson, 2012

Publicado a 16 de Novembro de 2012