HOW TO FLY
Pedro Guimarães (Parceria Encontros da Imagem de Braga)
‘How to Fly’ é um conjunto de imagens produzido para um manual de instruções de voo. Fazendo referência a várias formas de levantar voo, literais e metafóricas (quando não em combinações simultâneas de ambas), trata-se de um manual que nunca chegou a ser autorizado nas academias de voo modernas. O motivo, diz-se entre dentes nas casas de banho das academias de voo e aeródromos deste país, é o suporte das leis da sustentação aerodinâmica segundo teorias provenientes de lamacentos campos da metafísica e até mesmo da fantasia juvenil. Em boa verdade, diga-se, seria talvez por isso que este mesmo manual teria previsto vários capítulos dedicados ao estudo do embate violento contra o solo, onde, entre outras vantagens, seriam abordadas práticas terapêuticas capazes de aperfeiçoar a performance de voo.
Pedro Guimarães (Braga, 1977) é um artista visual que tem como ferramenta única de trabalho a fotografia. A sua actividade divide-se entre a produção de conteúdos para diversos agentes editoriais e instituições e a produção de séries fotográficas de carácter autoral. O seu trabalho pessoal, embora assente na documentação da realidade aparente segundo a mais conservadora tradição fotográfica, rejeita por completo o carácter iminentemente documental do fotografia, reclamando para si um território fundamentalmente ficcional e fantástico cujos alicerces assentam na subjectividade surreal que emana da simples observação atenta coisas e dos lugares.
Colabora regularmente com publicações como o New York Times Magazine, Wall Street Journal, Monocle, Die Zeit e El País.
Uma mostra dos trabalhos publicados, assim como uma lista de exposições passadas pode ser consultado no próprio sítio internet do autor em www.pedroguimaraes.net.