WE LOVE UGO RONDINONE
20 Novembro – 29 Janeiro 2022
Realização de São José Correia em parceria com As Crianças Loucas e Wagner Borges; elenco Catarina Rabaça, Cirila Bossuet, David Esteves, Inês Realista, João Cachola, Rodrigo Tomás, Wagner Borges; direção de fotografia de Bárbara Sales e montagem de António Mendes
Criação São José Correia
:::
São José in Love with Ugo Rondinone
Há mais de duas décadas que Ugo Rondinone cruza as fronteiras entre mediação cultural e disciplinas. A obra deste famoso artista suíço é muitas vezes constituída por lógicas e questões quotidianas como instâncias centrais que assumem uma dimensão poética. Ugo cria ambientes sugestivos que capturam a atenção dos visitantes, dos quais eles se tornam parte. É um artista multimédia na interseção da arte conceptual e do romantismo.
“We love Ugo Rondinone” é uma criação de São José Correia, é teatro performance, uma declaração de amor a Ugo Rondinone. Mas acima de tudo representa um processo interdisciplinar surpreendente, em que um cenário especial é montado para exibir uma fascinante video instalação num espaço de arte contemporânea [a plataforma revólver], que São José Correia realizou em parceria com ‘As Crianças Loucas’ e Wagner Borges; a direção de fotografia é de Bárbara Sales e a montagem de António Mendes; uma espécie de experiência teatral; em relação a um espaço específico / imersivo; arte performativa / digital. O termo ‘teatro’ designa a natureza desta performance: dramaturgia performativa, metamorfose. Entre a performance e o teatro está a sala dourada vista como uma instalação vídeo.
São José Correia apropria-se da instalação temática, “Vocabulary of Solitude” do artista suíço, recorrendo explicitamente a palhaços verdadeiros, fantasiados e maquilhados, e a uma encenação sofisticada para realizar “We love Ugo Rondinone”. A ironia como uma declaração insólita, sensível, sem ser sentimental, de que as personagens são os palhaços – eles reagem a um questionário sobre Ugo Rondinone, com comportamentos imprevisíveis que não oferecem associações claras – é o meio eficaz, simples, inclusive poético, que São José usa, para habitar a obra de Ugo. São José in love with Rondinone é um díptico performativo e media, que remete para uma observação apaixonada da obra do artista suíço Ugo Rondinone, uma experiência sensorial com aquilo que denomino ‘empatia contemplativa’ em relação à obra de Ugo Rondinone. Elenco: Catarina Rabaça, Cirila Bossuet, David Esteves, Inês Realista, João Cachola, Rodrigo Tomás e Wagner Borges. Espaço: um local sagrado. Adereços para performance: perucas coloridas, vestidos de festa, nariz palhaço, etc.
(A instalação “Vocabulary of Solitude” de Ugo Rondinone, profundamente filosófica, compreende um colectivo de esculturas de palhaços colocados em várias posições no chão. Numa época em que passamos horas contemplando a solidão, a instalação explora noções sobre o ser, substituindo aqueles muitas vezes separados ou colocados fora do sistema por palhaços de cores luminosas que falam por todos nós, retratados em atitudes de quietude e tristeza, numa atmosfera de contemplação ou tédio.)
VPF